Imagine uma sala de estar, um quarto ou até mesmo uma cozinha com o teto amarelo, preto ou vermelho? Conseguiu imaginar? Gosta de inovar? Então você é dos meus!

Uma boa sacada para uma decoração inusitada é colorir o teto da casa. Isso mesmo. Dá para transformar um ambiente fazendo um teto diferenciado além de não precisar gastar com rebaixamento de gesso etc.

Eu e minha sócia, Katherline Torezani Colodetti, temos esse costume de colorir além das paredes e também já pintamos os tetos de vários clientes.

A cor no teto é uma tática fácil de modificar significativamente um ambiente sem fazer o cliente gastar muito. Basta uma lata de tinta látex e a vontade de ter o espaço renovado. Na edição de 2011 da Casa Cor ES, a Garagem criada por nós chamou bastante atenção com o teto rosa solferino.

 
A escolha da cor do teto deve seguir o desejo do cliente e devemos também pensar na forma em que ela vai impactar o espaço. Em residências, quando o espaço é bem iluminado, podemos abusar de cores vibrantes, como nesta cozinha pintada de amarelo gema (Foto 1), ou uma cobertura com teto vermelho queimado e cinza grafite (Foto 2). Para o teto do quarto infantil escolhemos o azul marinho (Foto 3).

Foto 1
Foto 2
Foto 3
Ambientes com clima mais intimista podem ter os tetos pintados com cores mais aconchegantes e saturadas. Nas fotos 4 e 5 uma cozinha verde do teto aos armários. Uma boa opção para home theaters é pintar o teto com um tom bem escuro (Foto 6).

Foto 4
Foto 5
Foto 6
Ambientes comerciais também podem abusar de cores no teto para valorizar a decoração e destacar o produto ou serviço que eles oferecem. Nesta lanchonete, cuja temática é futebol, o teto foi pintado com o mesmo amarelo da camisa da seleção canarinho (Foto 7). 
Foto 7
Já esta chocolateria tem o teto azul turquesa, contrastando com o mobiliário de brechó e valorizando ainda mais os produtos expostos (Foto 8). 
Foto 8
E para finalizar, o preto. Chique, básico e impactante, vem sendo usado há muito tempo na decoração de espaços comerciais. Neste escritório a cor foi escolhida para dar a idéia de teto mais alto e dar destaque as obras de arte na parede de tom claro (Fotos 9 e 10). 
Foto 9
Foto 10
A cor pode ser um elemento bastante importante na composição do espaço causando sensações e efeitos psicológicos nos moradores. Desta forma, colorir o teto da sua casa é uma boa dica para fugir da monotonia e dar um ar mais descolado sem gastar muito.

. . . . . . . .
Vinícius Alberto Morais é Designer de Interiores capixaba, gosta de abusar de cores e produz design contemporâneo na ilha de Vitória e no continente próximo. É vencedor do XII Estudos de Banheiro Deca, do Prêmio ABD Novos Talentos e ganhou, junto com sua sócia Katherline Torezani, dois prêmios na Casa Cor ES 2011, o de projeto mais original e o de projeto mais ousado, com o ambiente da Garagem. Contato: pedireitoduplo.blogspot.com
. . . . . . . .

Gostarão da novidade pessoal? Agora o Vinícius vai dar sempre um pulinho por aqui e deixar dicas incríveis como essa pra vocês. Afinal, esse blog tem que ser luxo pra combinar com meus leitores idem. Entra no blog dele pra conhecer melhor. Tem inspiração de sobra por lá. Adoro! Beijos beijos, Vivi.

  1. Seja bem vindo querido, no blog da fofa da Vivi!!!
    E sobre os tetos coloridos, eu adoooooro a ideia, pena que num rola fazer aqui em casa pois o pé direito é baixo!!
    Mas que adorei o teto amarelo, adoreiiiii!!!
    Bjos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>