A palavra que melhor define o nosso Trato na Casa de hoje é bem pequena porém diz muito: LUZ.
Essa salinha (ou melhor, essa salona) que tem um janelão de dar inveja a qualquer um, sofria demais com a falta de iluminação adequada e não conseguia explorar todo o seu potencial.
Por incrível que pareça (e isso você vai comprovar nas fotos finais) a maioria dos móveis já pertenciam aos moradores e já estavam por lá: Sofá, mesinha de centro, buffet, mesa de jantar, cadeiras, rack de TV… Dá pra acreditar? Todos estavam nos lugares “errados” e numa sala escura, mas estavam lá. Rs
A grande sacada desse Trato foi baseada em três objetivos principais:
- Melhorar a iluminação do espaço
- Otimizar o layout e a circulação
- Adicionar toques de cor através dos objetos de decoração.
Se forem essas as melhorias que a sua salinha anda precisando, fique ligado. O Trato na Casa de hoje pode te inspirar muito a mudar as coisas por aí! \o/
Nosso primeiro passo foi atender à exigência dos nossos clientes e eleger uma paleta de cores vibrante e alegre, com muito destaque para o azul, o amarelo e pinceladas de laranja para animar ainda mais.
Com essa linda combinação na cabeça, partimos para a busca de acessórios que valorizassem a base neutra que já se encontrava no espaço por conta dos móveis que os moradores já possuíam.
A segunda grande transformação do espaço foi a mudança no posicionamento dos móveis.
Onde antes ficava o rack da tv colocamos a mesa de jantar. O sofá que antes ficava no meio da sala atravancando e dividindo o espaço, agora teve sua orientação invertida, acompanhando o comprimento da sala e deixando a circulação livre e muito mais arejada.
Agora tudo ficou mais livre e fluido, e graças ao super tapete que incluímos no projeto (Tapetes na Web), ficou também mais aconchegante.
De um lado do sofá agora fica a mesa de jantar e do outro fica o buffet branco que já era dos moradores. Para acompanhar e colorir ainda mais o cantinho do buffet decidimos instalar horizontalmente na parede uma estante amarela que já estava na sala e que originalmente era vertical. Com isso demos uma nova vida a uma estante que nada acrescentava ao espaço e que hoje virou a estrela do ambiente.
Lindezas desse espaço: Sob o buffet – Abajur com pé de madeira (Tok Stok), Caixa de ferro com tampa de madeira e borboleta de madeira (Velha Bahia). Os itens decorativos da estante amarela já eram dos moradores.
Destaque para as grandes almofadas em linhão azul que mandamos fazer, para as almofadas em degradê (Velha Bahia) e para a linda manta laranja (Tok Stok) que alegram o sofá.
Como ainda sobrava um espacinho estratégico ao lado do buffet e próximo a janela, decidimos levar uma graça a mais ao espaço e criamos um cantinho de leitura. Para isso combinamos uma poltrona com pufe novos acompanhados de luminária de piso e mesinha lateral que também já eram dos moradores. Reaproveitamento total de móveis mas com um resultado totalmente novo e surpreendente.
Destaques do cantinho de leitura: Poltrona, pufe, vaso branco, almofada e manta (Tok Stok), óculos de madeira (Velha Bahia), arranjo floral (We Do Botanica), Planta espécie Ficus Lirata (Chácara Tropical), Vaso vietnamita (Garden Center).
Lembra que eu te falei que o grande problema dessa salinha era a iluminação?
Pois então repare na solução esperta que encontramos para resolver essa questão de vez: Instalamos dois trilhos eletrificados com spots, um medindo 3 metros e acompanhando o comprimento da sala e o outro com 2 metros, perpendicular ao maior e acompanhando a largura do ambiente. Note que instalamos o menor bem próximo a estante horizontal amarela para que pudéssemos destacar os objetos de decoração de uma maneira focada e especial.
Outros pontos de luz se espalham pelo espaço, como a luminária de piso, o abajur no buffet, e as luminárias pendentes sobre a mesa de jantar que veremos mais à frente. Luz é tudo gente!!!
O banco de madeira que já existia atrás do sofá foi mantido, só que muito mais funcional. Agora voltado para a janela virou um lugar de assento muito mais interessante que será muito disputado nos dias de festinhas em casa.
Um detalhe muito importante no quesito “aconchego” foi a persianas rolô que instalamos na generosa janela que valoriza ainda mais a sala.
Nessa vista da sala conseguimos ver a diferença que a nova orientação do sofá criou no espaço. Antes o sofá dividia a sala em duas, agora ele integra os dois ambientes e deixa a sala muito mais ampla e espaçosa.
Vamos juntos ver a área do jantar?
Mantivemos a mesa e as cadeiras que já eram dos moradores, apenas adicionando mais duas cadeiras do mesmo modelo (Oppa), porém de cores contrastantes.
A iluminação sobre a mesa também foi multiplicada: Onde antes existia apenas uma luminária centralizada agora temos três, de mesmo modelo e cor (Oppa) para deixar o conjunto muito mais harmônico, bonito e funcional.
Nessa imagem conseguimos ver como o espaço ficou mais charmoso e colorido. O principal atrativo do espaço são as fotografias de grandes proporções que vestem a parede e colorem o ambiente com o tão desejado azul.
Destaque para o hanger de macramê lá no cantinho (Nos Macramê), os charmosos suportes de vasos que usamos como centro de mesa (A casa que tem), o barzinho em madeira (Tok Stok) e o maravilhoso arranjo floral (We Do Botanica).
Segura que ainda temos mais lindezas por aqui!
Como levamos a mesa de jantar para a entrada principal da sala, não poderíamos deixar esse cantinho de lado e caprichamos para que a impressão de quem entra no espaço fosse a melhor possível.
Para isso, criamos uma espécie de hall de entrada logo ao lado da porta, com tudo que a gente precisa quando entrarmos e saímos de casa: Banco para calçar sapatos e cesto para armazená-los, hangers para pendurar bolsas e mochilas e lindezas em geral.
Banco e almofada (Tok Stok), Hangers de madeira (Elo7), Gravuras (Decorviva), Corações de madeira (Velha Bahia).
Uma das grandes sacadas do espaço (que fez a sala crescer no comprimento já que antes parecia encurtada pela presença do sofá e demais móveis nas posições erradas) foi a pintura que fizemos em toda a extensão da parede que hoje fica o “hall de entrada” e o rack da TV.
Como essa parede parecia pequena por ser recortada com a presença de duas portas, resolvemos pintar tudo, incluindo portas e alisares, o que fez com que a sensação de mais espaço fosse potencializada.
Escolhemos uma cor escura para destacar o rack, banco e as prateleiras que são brancas e para criar um fundo moderno e interessante para “camuflar” a TV. Usamos esse tom de cinza amadeirado chamado Cinza Montanha da Coral Tintas. Achamos um luxo!
Amamos muito o resultado dessa parede, e vocês?
Salinha vista, vamos aos detalhes?
Na ordem: Pássaro em madeira e ferro (Velha Bahia) + Quadro de Folha (Tok Stok), Vasinho de plantas dos moradores, Mesinha com arranjo Floral (We Do Botanica) + Óculos de madeira (Velha Bahia), Carrinho de bar (Tok Stok) com Arranjo floral (We Do Botanica), Escadinha em madeira (Velha Bahia), Abajur com base de madeira (Tok Stok), Almofadas (Velha Bahia), Hangers de madeira (Elo7)
Vamos ao “antes e depois” incrível desse Trato?
(Lembrando que TODOS os móveis antigos dos clientes continuam no espaço, com exceção de uma estante de livros que ficava na entrava da sala e foi vendida)
E aí, pe-pessoal? Foi uma transformação e tanta, heim?!
Com tudo que os clientes já possuíam conseguimos modificar por inteiro esse ambiente que tinha todo o potencial para voltar a sorrir novamente!
Esse é o seu caso? Já tem móveis e objetos que deseja manter mas acha que eles precisam ser melhor organizados e posicionados? Então o Trato na Casa é pra você também amad@!
Modificando o layout para otimizar a planta, definindo uma paleta de cores, priorizando apenas o necessário e fazendo as compras certas, conseguimos um resultado surpreendente e cheio de charme!
Por aqui a gente simplesmente amou. E por aí? Aprovado? 🙂