Eu estava almoçando quando o telefone vibra.
Era meu sobrinho no whatsapp pedindo que eu fosse buscá-lo na esquina de casa. Na mesma hora respondi que estava almoçando, que ele estava perto de casa e poderia vir a pé sem problemas. Ainda mandei ele deixar de ser preguiçoso! kkk
No que ele me responde com uma foto:
Nem preciso dizer que larguei a comida no prato e fui buscar o menino né? kkkkk 
Apenas 12 anos de idade e já sabe como convencer a dinda das coisas! E o melhor de tudo, já tem faro pra enxergar potencial nos garimpos da vida! Que orgulho!
….
A poltrona encontrada na caçamba pelo sobrinho estava com estrutura em perfeito estado, apenas seu estofado estava velho e esgarçado… Nada que não pudesse ser resolvido. Penso que seu ex-dono não foi um cara inteligente em descartá-la assim tão fácil. Tudo pode ficar mais bonito gente… Tudo!
Por alguns dias mantive a poltrona largada num canto da sala, sem tomar uma atitude para transformá-la. Pensei que como garimpei-a no lixo, portanto saiu de graça pra mim, poderia investir num estofador profissional e coisa e tal. Mas cadê que eu aguento esperar?
Resolvi então ver como eu me sairia fazendo o primeiro estofamento de móvel da minha vida! (Já consertei muito assento de cadeira, mas aí é molezinha né?
Fiz algumas fotos do processo, que durou mais ou menos umas 2 horas:

Primeiro tirei o fundo da poltrona para poder acessar os parafusos e desmontar a cadeira. Já com os braços desmontados comecei a quebrar a cabeça de como faria pra estofar uma poltrona cheia de curvas. 
Na boa, se você quer um acabamento top de linha, nem comece. É muito difícil estofar sem a ajuda de uma máquina de costura (eu tenho mas não sei usar) e sem fazer o molde das partes laterais, frontal e traseira da poltrona. Como vi que não sairia perfeita, tratei de relaxar e entendi que qualquer mudança eu já estaria no lucro.
Então fui estofando como se estivesse encapando a poltrona, puxando daqui, esticando de lá e grampeando dobras e dobras de tecido como se não houvesse amanhã. kkk
Muitas vezes pensei em desistir mas meu pai me incentivou com suas sábias palavras: “Minha filha, essa é só uma cadeira que você achou no lixo e um pedaço de pano, você não tem nada a perder!”
Meu pai sempre tem razão!

Fala sério gente!!! Valeu ou não valeu minha ousadia de tentar heim?
Tô até agora orgulhosa do meu trabalho, cheio de imperfeições é claro, mas que prova que quando a gente quer uma coisa não tem medo que segure! 
Olhando de perto dá pra ver que o lance foi amador, mas quem se importa? 🙂

Para estofar uma cadeira como essa é preciso ter, além de força de vontade, um grampeador de tapeceiro (Rocama para os íntimos), grampos para o grampeador, tesoura para cortar o tecido, martelo para reforçar as grampeadas e alicate pra arrancar algum que tenha entrado errado. E só.
Quer um trabalho nos trinques? Contrate um profissional! O estofamento para uma poltrona como essa sairia numa faixa de 300 reais (sem o tecido).
E aí? Valeu ou não valeu a economia? 🙂
  1. E como valeu! Meus parabéns! Eu também tenho que reformar meu conjunto de mesa e cadeiras de plástico. Aquelas de bar. Eu as tinha forrado com tecido, mas já precisa trocar.

  2. Show demais! Tudo pode ser transformado, qdo temos vontade e criatividade! Parabéns, me inspiro em coisas assim, pr tb, transformar meu pequeno lar.

  3. Hermilson Sousa says:

    O acabamento, apesar de não ter sido costurado, ficou bom. Eu tenho a mesma mania de sair resgatando móveis por aí e transformando em coisas novinhas em folha.

  4. Querida Vivi,a muito acompanho seu trabalho,que me inspira a cada dia!!Sou sua fã!!Ficou linda!!Lacrou..Abs (*to de casa nova,e fiz varias coisas,para a casa sendo criativa e com pouquíssima grana..Vou tomar coragem e te mando o que fiz..)

  5. Candice Cardoso says:

    Oi Vivi! Por aqui as pessoas não jogam muita coisa fora, senão eu também iria ousar e tentar transformá-la pra mim! Olha só, tendo em vista que você não me respondeu ao último e-mail, é bem provável que não o tenha visto. Que tal ir lá dar uma olhadinha. Minha casa está em meio a uma reforma estrutural total, mas seria mega importante começarmos logo nossos trabalhos, pras coisas irem voltando ao normal por aqui de uma forma mais agradável e bonita. Olha lá meu e-mail, viu? é importante pra mim. Beijos e parabéns pelo resgate/reforma. Queria um afilhado desses!

  6. Taí uma pergunta que sempre me faço Eli… Que coragem desse povo né? Sorte a nossa com certeza! Seu sofá ficou incrível, já vi lá! 🙂 beijos querida!

  7. Hermilson, olhando de perto dá pra ver os defeitinhos mas eu me perdôo pq tive coragem de tentar! Que a nós nunca falte esses garimpos maravilhosos né?! Um super beijo pra ti! Vivi

  8. Com certeza vc consegue Eliana! Esse grampeador vc encontra na maioria das lojas de ferragens e ferramentas, na Leroy, Amoedo e em grandes papelarias…É fácil de achar! Beijos e boa sorte nas criações! Vivi

  9. Rose querida, muito muito muito obrigada por ser minha companheira nessa jornada! Fiquei muito feliz de saber que eu te inspiro, isso me dá gás pra fazer ainda muito mais!!! Trata de tomar coragem e mostrar TU-DO! Tô muito curiosa pra ver sua casinha agora! Beijos mil, Vivi.

  10. Kkkkkkkkkkkkkkk Raquel, tô rindo sozinha aqui!!! Toma coragem menina, vergonha é roubar e não conseguir carregar kkkk tamô junto! Muito beijos pra ti, Vivi.

  11. Candice querida, te confesso que estou meio enrolada aqui com zilhões de emails pra responder e pode ser que o seu tenha passado batido mesmo. Te prometo que na segunda te darei toda a atenção do mundo! Um super beijo e obrigada pelo carinho de sempre! Vivi.

  12. Uau! Realmente uma transformação. Também vou treinar meu sobrinho de 6 e a minha filha de 8 para terem este olho clinico! Obrigada pela ideia! E parabéns, Vi, ficou maravilhosa! bjo

  13. obrigada Vivi, vc é um amor, vou procurar e tentar resgatar o sofá da minha mãe, seguindo suas dicas. Dia desses minha vizinha jogou fora um armário de cozinha branquinho, cujas portas estavam em bom estado de conservação, peguei todas para mim e fiz 5 prateleiras pro meu quarto. Economizei porque sei que essas prateleiras nem sempre são baratas.

  14. eu também fico assim, outro dia indo pra missa eu vi uma moldura linda, era vermelha e bem pintada, pensei em pegar na volta, mas esqueci e quando fui no outro dia, já não estava mais lá, bem perto da minha casa. Vacilei, dava pra fazer um bonito espelho, só pintaria a moldura de branco.

  15. Oi Vivi,
    Vamos lá aos trabalhos….Essa mesa ai super charmosa quase foi para o lixo,entrei em ação e salvei!O abajur era de um cenário de uma peça que fiz (sou atriz).Era envelhecido,dei uma clareada na base e forrei a cúpula com tecido.

    Adoro essas lanternas me inspirei em uma que você fez e montei a minha.
    Ainda tem mais fotos sou muito ansiosa e não faço o antes e o depois.. Como esse criado mudo rosa.Adorei como ficou..As paredes como não tenho quadros,colei algumas fotos bacanas de revisa na parede!Meus amigos virão curtiram muito a criatividade e coragem o que faz a falta de grana né?hehehe….Ainda falta muita coisa,estou fazendo aos poucos e prometo que te mostro tudo!Obrigado pela bela inspiração,adoro seu trabalho…Ah outra coisa na próxima decoração solidaria me chama!Pode contar comigo.

    Bjs

    Rose Becker

  16. Vivi querida!!Fiquei muito feliz…Por ter gostado!!!! Sim e maravilhoso tirar as ideias da cabeça e coloca-las em pratica.E ver ali na sua frente e interagindo no seu dia a dia….E
    muito bom mesmo!Segue as fotos que fiz essa semana. A casa ainda não está pronta,falta as cortinas e tal.Quero forrar esse sofá também que e muito bom e merece uma segunda chance..Heheheh.Eu pintei a parede da sala com esse azul que adoro e acredite não mandei fazer a tinta!!!Estava sem grana e o vendedor gente boa me ofereceu essa tinta,que e de piso!!!Com um preço maravilhoso…Fiquei passada com o resultado.Claro que não tem todas as cores,tive sorte em achar esse azul e com as cores que pensei pra casa,já deu um certo charme…Fiz as almofadas pro sofá,pintei a maçaneta da sala e as prateleiras.Essas garrafas são de azeite,que ganhei de amigos,amo garrafas e ganhei essas coloridas também e coloquei na prateleira azul pra dar uma bossa a mais na parede!!Esse bau também salvei da caçamba de lixo….A cozinha comprei esses adesivos,fiz uma borda pra geladeira com contact.Para dar continuidade nesse clima colorido.Coloquei um tecido em cima do labri da bancada,forrei com grampeador usei uma xita bem lindinha….Os tapetes de banheiro e cozinha comprei em uma loja que vende tudo de casa.Custou R$2,50 cada costurei um no outro e ficou tipo passadeira…Coloquei essa canga linda que achei no Saara (amo aquele lugar!!) na parede.Esse quadro com moldura amarela também achei no lixo,reaprovei sobras de papel de parede que ganhei de uma amiga e fiz essa colagem.E isso e vou transformando e deixando a casa do meu jeitinho…Adorei mesmo,que curtiu meu cantinho….Seguimos juntas sim!!!!E se precisar pode contar comigo.

    Bjs

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>