Imagine um espaço cheio de potencial mas que ficou parado no tempo à espera de um milagre? :-/

Foi essa a sensação que tivemos ao conhecer a sala de estar do Trato na Casa que mostraremos hoje.

A sala de estar, que pertence a um jovem casal com uma rotina pesada de trabalho (ele médico, ela advogada), andava precisando de um Trato. Por falta de tempo e disposição dos moradores estava complicado tomar coragem e colocar a mão na massa pra virar esse jogo.

Até o dia em que a moradora conheceu o Insta do Trato na Casa e pensou consigo mesma: Agora vai! 🙂

Assim que recebemos seu chamado marcamos de conhecer o ambiente e na mesma hora já conseguimos imaginar várias soluções para o espaço que foram prontamente aprovadas pelos moradores. Que felicidade!

Muito discretos e minimalistas, pediram um ambiente clean, sem cores chamativas e que transmitisse paz e aconchego, coisas que até então passavam longe dali. A primeira exigência? Retirar todo o cimento queimado das paredes (que por sinal era lindo) e deixá-las bem branquinhas. Como todo desejo pra gente é uma ordem, retiramos toda a textura de cimento das paredes (com o coração na mão) mas no final concordamos que o pedido fazia sentido e que o espaço ficou muito melhor assim!

Vamos juntos ver como ficou essa salinha super clean e estilosa?

A grande estrela do projeto dessa vez foi a marcenaria. Com bastante discrição mas sem perder a beleza, criamos uma intervenção estética bem minimalista que imprimiu charme e estilo a esta parede. Quando entramos na sala, a primeira parede a ser vista é a da TV, então decidimos caprichar!

Criamos um ripado em marcenaria que pega toda a extensão da parede e faz a curva indo até o final do corredor que dá para os quartos. Com isso, criamos interesse para essa parede de uma maneira sutil porém linda!

Nesse ripado fixamos o nicho abaixo da TV e uma grande prateleira superior (tudo executado pelo nosso marceneiro) e assim conseguimos armazenar todos os itens necessários para home theater, iluminação focada, objetos decorativos e muuuuitas plantinhas porque não somos de ferro! Hehehe.

No cantinho próximo a janela, criamos um espaço relax para leitura e descanso, usando uma poltrona com pufe que já usamos em outros projetos e que os clientes sempre pedem (Poltrona Costela da Abracasa). Essa linda poltroninha, aliada a uma charmosa arandela no tom de terracota (Reka Iluminação), completam esse espaço de uma maneira bem funcional porém cheio de graça!

Na prateleira superior, destaque para os cestos africanos de fibra natural da O Galpão, loja que amamos!)

Na parede logo a frente temos um sofá super confortável e lindo (Modelo Sama da Guimar)que indicamos para substituir o modelo antigo, que além de bastante gasto era muito grande e deixava a sala atravancada.

Aproveitando a luz natural que vem da varanda, colocamos duas espécies de plantas que amamos, um Cactus e uma Pleomele, plantadas em vasos vietnamitas (Garden Center Bandeirante), um luxo! Com isso aproveitamos a boa luminosidade para inserir as plantas que tanto curtimos em nossos projetos. (Todas as plantas são da Chácara Tropical).

O detalhe que dá um toque especial para a parede do sofá é a prateleira caneleta em madeira freijó (com 4 metros de comprimento!)  que desenhamos para apoiar quadros sem ter a necessidade de furar paredes.

Com esse grande item horizontal conseguimos dar uma sensação de mais profundidade a sala ao mesmo tenho que criamos uma “proteção” visual para todos os itens que ficam logo abaixo. Amamos essa dica de composição e usamos muito!

Foco no lindo toque de cor da manta Paola Muller sobre o sofá! Top demais!

Para tornar essa parede o ponto alto do projeto, elegemos duas fotografias em preto e branco incríveis, assinadas pelo fotógrafo, irmão e parceiro de trabalho Ricardo Visentin. Essas são fotografias autorais, numeradas e foram clicadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, lugar que os moradores adoram.

Na mesma canaleta (que é enoooorme), também colocamos mais quadros, desta vez gravuras lindas da Urban Arts.

Para compor com as fotos de natureza, elegemos também elementos geométricos mas que acompanhassem a atmosfera sóbria e elegante do preto e branco.

Abusamos dos neutros também nas almofadas, uma composição linda que vieram de várias lugares: As maiores mandamos fazer com o mesmo tecido que reveste o sofá, os modelos de linho verde são da LZ Studio, e a quadriculada da loja O Galpão.

Com isso deixamos a cor brilhar em pontos estratégicos, já deu pra perceber, né? 🙂 Foco no puffe de crochê laranja da LZ Studio que “amarrou” todos os pontos de cor da sala! Lindo!

Nesse ângulo conseguimos ver a integração entre área de estar e jantar e conseguimos entender que a sutileza da cor define os ambientes. Além do branco e dos neutros elegemos também o calor da madeira para aquecer a atmosfera clean que norteou o projeto.

Os toques de madeira podem ser vistos na estrutura da Poltrona Costela (Abracasa), nos pés das cadeiras de jantar (já eram dos moradores), na mini luminária (Tok Stok, nosso presente para os moradores) e nos bancos geométricos de madeira maciça (Bancos Dolce da Guimar) que ficam sobre o nicho da TV mas que podem funcionar como mesinhas de centro quando necessário.

Eu sei que você deve estar se perguntando… Que tapete poderoso é esse? 🙂

Pois esse exemplar maravilhoso, que delimita e alegra todo o espaço do estar, veio da Galeria Hathi, a loja de tapetes que mais amamos e usamos em nossos projetos! Ficamos apaixonadas quando vimos esse modelo pela primeira vez. Um escândalo de lindo! <3

Vamos ver alguns detalhes de um cantinho que a gente amou?

Logo ao lado do sofá, na entrada do apartamento, mantivemos a mesinha lateral que já pertencia ao casal e apenas adicionamos pitadas de lindezas para lhe fazer companhia.

No vaso de vidro verde bisotado da O Galpão, temos um lindo arranjo floral da We Do Botânica, nossa amada parceira floral dos projetos Trato na Casa. Sobre os livros de arte da Instante do Leitor temos um colar decorativo artesanal da LZ Studio que adiciona um ponto de cor gerando interesse ao conjunto.

No chão (meio que largadinho propositalmente) colocamos uma escultura de madeira emoldurada, peça de design assinado pela Lattoog para a LZ Studio.

Para iluminar esse cantinho instalamos uma discreta arandela branca da Reka, que proporciona uma luz deliciosa ao anoitecer.

A charmosa ovelhinha de madeira, comprada pelo casal numa viagem a Minas Gerais, já fazia parte da sala e não pensamos duas vezes em usá-la no projeto. Uma fofura! <3

Prontos para o jantar?

Na configuração anterior, a sala de jantar tinha uma mesa retangular vinda do antigo apartamento do casal, e era totalmente fora de proporção com a sala… Era muuuuito maior que o seu novo espaço. Por isso decidimos trocá-la e optar por um modelo quadrado, que nos dava mais espaço de circulação e nos permitia colocar mais uma lindeza no ambiente.

Trocando o modelo da mesa e mantendo as cadeiras dos moradores, conseguimos mais espaço para colocar um buffet de apoio a área de jantar e que ao mesmo tempo também pudesse dar destaque visual a parede de fundo, onde antes não havia nada.

Elegemos o Buffet Loft assinado pelo designer Fernando Jaeger e não poderíamos ter feito escolha melhor: Além de lindo ele era exatamente do tamanho que precisávamos para o espaço. \o/

Aqui vai a surra de lindezas: Mesa de jantar Volpi da Way Design, Bowl de madeira teka da O Galpão, Luminária pendente Fernando Jaeger e Fotografia Ricardo Visentin.

Logo a cima do buffet, colocamos um super espelho redondo (Tok Stok) e garantimos a beleza da composição.

É óbvio que nada estava completo sem o charme da flores (Arranjo baphônico da We Do Botânica) e dos objetos decorativos (Dupla de vasos de cimento queimado O Galpão , Livros de arte Instante do Leitor, Bandeja e Bolas de madeira do acervo dos moradores)

E quando as luzes se acendem, a sala fica diferente?

No final da sessão fotográfica clicamos a salinha com as luzes acesas para vocês verem o resultado do projeto iluminado. Mantivemos toda a iluminação embutida no forro que já existia no espaço e adicionamos toques de luz em pontos estratégicos, criando diferentes atmosferas (ou “climinhas”, se preferirem) quando necessário.

Note como a iluminação embutida ficou mais sutil e menos marcada depois que clareamos as paredes da sala.

Para nós, iluminação é um dos pontos mais importantes de um projeto. Quando a luz é ruim pode ter certeza que o resultado do projeto sairá comprometido.

Nesse caso acho que acertamos! (Palavras de uma mãe coruja!kkk)

 

Posso babar mais um pouquinho ou tô exagerando? 🙂

Como de costume vamos aos detalhes… Ahhhh, os detalhes!!!

Da esquerda para a direita: Cestos O Galpão, Abacaxis decorativos LZ Studio, Bancos de madeira Guimar, Bowl Origami LZ Studio, Escultura de madeira Lattogg para LZ Studio, Quadros Urban Arts, Flores We Do Botânica, Luminária Reka, Colar LZ Studio, Livros Instante do Leitor, Fotografias em preto e branco Ricardo Visentin

Agora a parte mais importante: O ANTES E DEPOIS! Preparem-se!

Bem, a pergunta que não quer calar é a seguinte: TEM ALGUÉM AÍ BABANDO QUE NEM EU? KKKK

Gente, esse projeto é queridinho demais da conta!!! Moraria nessa salinha pro resto da minha vidinha, sério mesmo!

Com uma base neutra mas cheia de charme, conseguimos levar alegria e beleza ao ambiente apenas clareando sua base, instalando marcenaria descomplicada e elegendo as peças certas para animar cada cantinho.

Isso sem contar no toque verde das plantas que faz com que qualquer espaço volte a ser feliz novamente.

A gente aqui nem precisa dizer que amou né? Mas você pode ficar à vontade… Se curtiu, conta pra gente!!! Se quer igual aí na sua casa, é só ler o banner aqui embaixo! Estamos aqui te esperando! Beijo e até o próximo Trato na Casa!

Projeto fotografado por Paula Giolito <3

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>