Hoje tenho o prazer de apresentar um Lar Decorviva diferente. Ele foi enviado (há apenas algumas horinhas atrás) pela minha correspondente internacional e queridíssima amiga do blog, Ivana Curi, que está de férias com o marido na Alemanha.

O apê que você vai ver, ocupa o andar térreo de um charmoso prédio em Berlim, mais precisamente no bairro turco de Neukölln e pertence a um casal de amigos de Ivana.

Olha que prédio lindo que se vê ao chegar à janela.

O lugar onde o apê se localiza é repleto de bares e lojinhas e muito freqüentado por estudantes e suas bicicletas, que perambulam de bar em bar em busca da efervescente diversão da noite de Berlim. Noites regadas a muita cerveja e cigarros (sim, lá em Berlim, nem todos os lugares são non-smoking apesar de haver uma lei contra o fumo em lugares fechados), o que torna até mesmo a vida dos fumantes, um tanto quanto sufocante.

Os donos desse apêzinho de aproximadamente 60m2 é um casal jovem, por volta de seus trinta e poucos anos. Ela estudou história da arte e hoje trabalha numa editora e ele, que segue o mesmo gosto pelas artes, formou-se em arquitetura.

Vamos juntos conhecer a casa desses nossos amigos germânicos? Willkommen!

O corredor tem armários revestidos de papel de parede florido (meio detonado) com pátina branca por cima.

No corredor, o mundo de livros do casal.

No quarto de casal tem uma bicicleta em cima do armário. E por que não?

Nesse apê luz no teto é coisa rara, por isso eles têm várias luminárias espalhas pela casa.

Um grande tubo de aço com ganchos resolveu o problema de organização no banheiro. Agora toalhas e nécessaires com produtos de beleza têm o seu lugar assegurado no banheiro 
O pequeno móvel acomoda lembranças de viagens, fotografias, porta-bijoux, caixa de remédios entre outras coisitas. 
O banheiro não tem chave na porta, mas tem solução criativa: Quando você liga a luz, automaticamente o rádio começa a tocar uma música. Um jeito divertido de avisar que o banheiro está ocupado. Ai você se pergunta: Não era mais fácil mandar fazer uma chave? Sim era mais fácil, mas bem menos divertido.

A vida sempre corrida do casal denuncia: Raramente arrumam a casa e só dão uma geralzinha no final de semana. Quem se identifica levanta a mão!
Na janela da cozinha um pezinho de sálvia dá sabor aos pratos e perfume ao ambiente. Dentes de alho, cebolas, limões e maçãs, também dão o ar da graça juntamente com outros alimentos, demostrando o clima natureba do casal que sempre opta por alimentos orgânicos. A reciclagem dos resíduos produzidos pela casa, assim como a alimentação saudável, também é uma forte preocupação dos moradores.
As flores também marcam presença na casa da maioria dos alemães, e quando murcham não vão para o lixo. Como o ar é mais seco elas não ficam com cheiro ruim, então é possível apreciar sua beleza até o final da floração. 
                                                                                        ……..

Não é bacana ver os detalhes de casas da vida real, de gente como a gente mas que vive em lugares e culturas diferentes da nossa? Pra mim é fascinante. E ainda mais interessante ficou pra mim, quando soube que das suas enormes janelas você consegue ver, diariamente, um grupo tendo aulas de dança ao som de música dos anos 20. Mais charme do que isso, impossível!

Fotos: Ivana Curi

  1. Guten Tag!!!
    Muito legal mesmo poder ver uma casa com cara de quem mora lá,com bagunça e tudo e não casa de revista!!! E conhecer as casas e modo de decorar de outros países é sempre bem interessante!!
    Adorei!!!
    Ah…..amei o seu comentário sobre o meu cantinho lá no BC!!

    Tschüß Küsse Dani

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>