Sim, eu amo, amo, amo, com todas as minhas forças, um brechó. Não posso ver uma portinha com esse nome na fachada que já entro sem cerimônia, saco meu álcool gel da bolsa, preparo meu pulmão pra receber zilhões de ácaros e vou com tudo.

Não há nada mais emocionante pra mim, em termos decorativos, do que a emoção de garimpar peças legais no meio de toneladas de objetos aparentemente sem futuro. E já deu pra notar que eu não estou falando de “loja de antiguidades” ou “brechó de luxo”, onde tudo é superfaturado e fora da minha realidade financeira. Eu tô falando é de brechó pé-no-chão mesmo, aquele todo empoeirado, com coisas e mais coisas empilhadas, onde falta espaço até pra respirar. É nesse daí que mora toda a diversão.

Pois hoje eu venho confessar minha paixão e dar algumas dicas básicas pra quem quer se dar bem na hora de desbravar um brechózinho lotado de tesouros esquecidos pelo tempo ou por olhares desatentos.

A meu ver, são apenas três condições básicas que você precisará ter para conseguir bons achados nesse maravilhoso universo das quinquilharias. São elas:

Conseguiu enxergar no meio da bagunça?

Foco, Paciência e Visão
, essas são as palavras mágicas!

Foco – Sei que é difícil ter foco, principal quando num mesmo brechó você pode encontrar móveis, objetos dos mais diversos, roupas, acessórios etc. Mas é preciso focar para não levar pra casa coisas que você não precisa… e se arrepender depois. Então, estude bem o “objeto de desejo”, leve em conta seu custo/benefício, e principalmente, reflita se realmente você precisa dele.

Paciência – Geralmente os brechós são entulhados e te oferecem milhões de coisas armazenadas sem critério algum, por isso você precisará de tempo e muita paciência. Visitar um brechó com pressa é a certeza de deixar pra trás objetos incríveis que você olhou correndo e não percebeu o verdadeiro potencial. Dê várias voltas no ambiente, olhe tudo pelo menos três vezes, treine seu olhar.

Visão – Acho que essa é a coisa mais importante na hora de entrar num brechó. A visão é que vai fazer com que você feche um grande negócio! Não encare os objetos do jeito que eles estão e no contexto que eles estão. Pense que você sempre poderá melhorá-lo com lixa, tinta e outras customizações criativas. Sempre tem um potencial muito bacana em alguma peça que pode ser explorado quando você o transforma à sua maneira. A Visão faz com que você enxergue futuro num objeto que parece só ter tido passado. Sacou?

Ah… E pechinche sempre, tá? 
Dito isso, vamos aos meus incríveis “achados de brechó”… Coisinhas que eu tenho maior chamego e o maior orgulho de terem sido garimpadas por mim e que hoje fazem grande diferença na décor da minha casa. E os precinhos? Ahhhh… os precinhos. É ver pra crer. Se liga! 
Boneca de barro do Vale do Jequitinhonha – MG
Cinzeiro de cobre com texto gravado 
Quadrinho Bordado com moldura
Canequinhas de alumínio com alça de plástico colorido 
Misturadores para drinks (Itens de colecionador total!!!) 
Mesinha pé palito anos 60 (ohhh!) 
Ilustração de Yoshitomo Nara emoldurada + Mesinha pé palito de novo 
(Customizada por mim… meu grande orgulho na arte da garimpagem) 
  

Gostaram das minhas aquisições? Acharam que o meu trio Foco-paciência-visão valeu a pena? Conhecem algum brechó bacana pra indicar? Já conseguiram comprar coisas legais em algum? Contem-me tuuuuuuuuuuudo! 😉

Dica: As fotos desta postagem são do Brechó White Elephant que fica na Estr. Caetano Monteiro, 2048 em Pendotiba, Niterói – RJ. Tel: 2718-1087. (O quadro com ilustração, as canequinhas de alumínio e a mesinha pé palito são de lá!) As outras fotos são da minha casa.

  1. Eba!!!!! Continue vidradissíma Thaisa!!! Adoro!!! Procure bem porque brechó tem em todo canto…corre atrás que vc acha! Vale a pena! Beijão menina, Vivi.

  2. Poxa Pedro, espero que esse momento complicado passe bem depressa! Quero ver você feliz e empolgado como sempre! 🙂 E pra não ser diferente, vc sempre com palavras hiper carinhosas e que me enchem de felicidade. Tú é danado garoto 😛 Valeu!!!! Beijos, Vivi.

  3. Menina…Pode reparar nos itens de decor a partir de hoje…Você vai encontrar coisas bem legais que não se dava conta. Eu garanto 🙂 Beijos mil, Vivi.

  4. Bem vinda ao clube Vivis! Minha fase Brechó será eterna 🙂 E o que é a minha mesinha heim? Fico até sem palavras! kkkk Beijos gata, Vivi.

  5. Genteeee, que máximo! Sempre garimpo roupas, mas itens de decoração tão lindos eu não costumo não, porque geralmente os antiquários exageram um pouco no preço, né nao? Vou olhar com outros olhos! Beijosss

  6. PedroPauloBarbozaLage says:

    Fala Vivi, Ja tinha até visto este post, mas eu to passando por um momento meio complicado e por isso não tinha feito nenhum coment ainda. Mas eu não pude deixar de comentar nesse post, eu adoro essas coisas de brechó pq vc sempre pode encontrar algo barato e que você pode usar a criatividade e customizar e tudo mais. É impressionante como vc consegue nos passar ótimas dicas, eu sempre me identifico com seus post. Esta mandando bem menina. Um beijão

  7. Ai Eli, que bom que a gente tem essa paixão né? Muito bom chegar num lugar caótico e achar preciosidades ou achar tesouros perdidos na casa de parentes!!! Os olhinhos brilham! E muito obrigada pela dica dos Brechós de Jacarepaguá. Vou visita-los com certeza. Te conto na volta! Beijo grande querida, Vivi.

  8. Amo tbm! Minha mãe fica me perguntando que graça eu acho em comprar coisas velhas. kkkkk. Esses dias fiquei sabendo que a cristaleira dela da época em que se casou (48 anos atras) está intacta na casa da minha tia no interior. Vou ter que pegar né? E ela tem um bule de chá de porcelana,que foi presente de casamento dela, lindíssimo que estou namorando tbm. Amei tudo. Como vc mora no RJ, não sei se conhece Jacarepaguá, mais na Estrada do Cafundá, próximo a Estrada do Catonho tem 3 brechós (Tudo da mesma família) enormes e com coisas bem legais. Não sei o nº, mas não tem erro! Fica em frente a Usina de Asfalto. Vc vai amar!

    bjs Eli
    http://kasadagente.blogspot.com/

  9. apaixonadaaaaaa, vidrada no seu blog :)…
    Adorei os achados,….como eu queria encontrar esses brechós em minha cidade! ummm sonhoooooooooooooooooooo

  10. Não são fantásticos Lets? Arrematei todos por 20 pratas (e olha que o meu sobrinho já me roubou uns 20 e poucos da coleção toda kkkk) Beijão garota!

  11. Nossa, lá em casa tinha um quadrinho bordado idêntico a esse que vc comprou!! Até arrepiei quando vi… ahah

    Muito bacana suas aquisições!! 🙂

    Marina

  12. OLá, conheci seu blog por indicação de uma amiga e AMEI!!!!! quanta coisa linda, seu blog é daqueles que espiamos todos os posts, parabéns! bjs
    Maíra
    Cafofinho da Má

  13. Hello Cida!!! Essa mesinha é o máximo não? Todo mundo fica de olho nela quando vem aqui em casa kkkk Não vendo, não troco, não negocio 🙂 Corra atrás de brechós aí pela sua área pq com certeza vc vai achar…É um vício! Obrigada pelo carinho querida, beijão, Vivi.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>